20.9.08

Quem não vota como o Sr. quer é indisciplinado?

A disciplina de voto é uma prática que constitui para um deputado a obrigação de votar conforme a vontade do partido ou da bancada. Sim, uma obrigação, não uma recomendação, uma vez que o não cumprimento desta prática pode levar a sanções. Afinal em democracia (representativa), também existe a coação de voto!!
A democracia actual define-se através de partidos, que competem entre si, para definir quem governa e quem representa o povo, logo, sem disciplina partidária não há partido, logo não há democracia. Mas, não é a própria democracia que diz que o voto é um direito pessoal a ser exercido de livre vontade, em consciência e sem pressões exteriores ?
Julgo que continuar com estas regras para garantir a sobrevivência dos partidos, é uma faca de dois gumes. Ou seja, consegue-se manter o equilíbrio interno partidário, mas através da disciplina de voto, o chefe do Governo, pode persuadir as intenções de voto dos deputados eleitos pelas listas do seu partido e sendo também o líder do partido maioritário consegue atingir a maioria de um órgão que deveria fiscalizar o governo, mas que afinal é controlado e fiscalizado por ele.
Fica assim a ideia de que os deputados são instrumentos da liderança partidária, que em certas ocasiões são despojados do direito de voto e da capacidade de pensamento próprio.

Sem comentários: