17.9.08

Paraolímpicos 2008 - o bom e menos bom

foto GOH CHAI HIN/AFP

Terminaram hoje os Jogos Paraolímpicos 2008, numa cerimónia que decorreu no imponente Ninho de Pássaro.
O menos bom:
Ao contrario do que é costume dizer-se, penso que os gostos se discutem. Isto a propósito do slogan da campanha de marketing levado a cabo pelo Comité Paraolímpico de Portugal. O mesmo dizia "É nisto que somos bons". Não gosto e julgo que a frase não é feliz. O slogan esbarra na armadilha da dupla interpretação, não é claro na sua mensagem e dá azo a comparações desfasadas. Afinal em que é que somos bons? E os outros atletas (os olímpicos) não são bons? É apenas "nisto" que Portugal é bom?
Não sei o que passou na cabeça do pessoal do departamento de Marketing, mas eles que se cuidem, pois estão uns quantos muito bons a terminar a licenciatura nessa área... ;)
Sei que a campanha recebeu algumas críticas menos boas quando saiu para a rua, mas penso que durante a competição é preferível canalizar todo o nosso apoio e atenção para os atletas. É esta a altura de analisar o que correu bem e menos bem de modo a ser possível fazer mais e melhor para Londres 2012.
O bom:
A Comitiva Paraolímpica regressa a Portugal com sete medalhas. Uma de ouro, quatro de prata e duas de bronze. Tendo em conta o elevado nível da competição, os resultados foram bastante positivos. "Queríamos que a participação dignificasse o país e fosse um acto de superação e isso foi atingido", afirmou Humberto Santos, lembrando que além das sete medalhas conquistadas, "a generalidade dos atletas conseguiram bater recordes pessoais e alguns nacionais".
A todos eles os meus parabéns, não só pelos resultados, mas também pelo esforço e empenho.

Lista de medalhados:

Atletismo

Luís Gonçalves, prata nos 400m T12

Boccia

António Marques, prata em BC1, Individual
João Paulo Fernandes, ouro em BC1, Individual

António Marques, Cristina Gonçalves, Fernando Ferreira e João Paulo Fernandes, prata em BC1/BC2 Equipas

Armando Costa, bronze em BC3, Pares Eunice Raimundo Mário Peixoto

Bruno Valentim, prata em BC4, Pares Fernando Ferreira

Natação

João Martins, bronze em 50 m costas S1

1 comentário:

António Balbino Caldeira disse...

Se é você mesmo e não um "homónimo, parabéns acrescidos por iniciar a aventura do blogue!