28.9.08

Alerta máximo

Há algum tempo atrás li "O sétimo selo", de José Rodrigues do Santos. Confesso que fiquei assustado com a informação científica e actualizada presente no 5º romance do escritor português. "De Portugal à Sibéria, da Antárctida à Austrália, o sétimo selo transporta-nos numa empolgante viagem ás maiores ameaças que se erguem à sobrevivência da humanidade."
Foi ao ler um artigo do Correio da Manhã on line, que este livro me saltou à memória: Alerta máximo - Portugal e Espanha em risco. Sem água potável já em 2025.
O problema de falta de água em Portugal já é uma realidade. Não é algo que acontecerá num futuro longínquo. É daqui a 17 anos e afectará a maioria das populações.
"Se todos os países do Mundo deixassem de emitir gases com efeito de estufa, seriam necessários três séculos para a natureza recuperar dos danos sofridos", afirmou o meteorologista Anthímio de Azevedo, baseando-se nas conclusões do Painel Intergovernamental para Alterações Climáticas.
É urgente a consciencialização das populações para os problemas ambientais que vivemos. Os nossos governantes têm a obrigação de agir, não com falsos protocolos de Kyoto, mas com medidas que reneguem os interesses políticos. A comunicação social deve informar os menos esclarecidos sobre os reais e graves problemas que enfrentamos. O nosso mundo corre sério perigo de vida.
Vivemos um processo sem retorno e somos co-responsáveis pela nossa própria morte anunciada.

Sem comentários: