25.9.08

Magalhães - Factos e questões

Apesar de ter adquirido o meu primeiro telemóvel com 16 anos e o meu primeiro computador com 26(tenho 27), reconheço que é fundamental para as novas gerações entrarem em contacto com a tecnologia e a informática cada vez mais cedo. Também me parece óbvio que os computadores e a Internet são hoje uma ferramenta indispensável no domínio profissional e educacional.
Vem este meu post de hoje a propósito do programa "e.escolinha", baseado nos princípios do programa “e.escola”, que tem como objectivo o acesso ao portátil "Magalhães" por parte de todas as crianças. do 1º ciclo. "O governo vai distribuir 500 mil computadores com acesso à Internet ás crianças do ensino básico. O novo computador será gratuito para os alunos inscritos no primeiro escalão da acção social escolar, e terá um custo de 20 euros para as crianças do segundo escalão. Para os não abrangidos pela acção social escolar, o computador Magalhães terá um custo máximo de 50 euros."
Não me julgo uma pessoa pessimista, muito menos do género "bota abaixo por dá cá aquela palha" ou Velho do Restelo, mas esta iniciativa, muito bem colorida por parte do governo e das televisões, tem, como em quase tudo, um lado controverso e menos bom.Visto tratar-se de crianças, o facto de se facultar a oportunidade de aceder ao imenso mundo da Internet levanta alguns problemas.
É certo que o Magalhães vem equipado com filtros para limitar o acesso ao mundo digital, mas também é verdade que esse software vem instalado mas desactivado, cabendo aos pais a escolha das página que os pequenos podem visitar. A pergunta: está a maioria dos encarregados de educação capacitado para lidar com essa tarefa informática?
É certo que a entrega dos computadores é efectuada através das escolas, podendo estas servir de apoio aos pais desinformados tecnologicamente. A pergunta: estão os professores primários preparados para esclarecer quem necessite de informação nessa área?
É certo que cabe à família a vigilância e o controle parental sobre o equipamento e a sua utilização. A pergunta: têm os pais tempo e disponibilidade para acompanhar a "navegação" dos novos cibernautas?
É certo que o ensino das novas tecnologias é cada vez mais importante no mundo global em que vivemos. A pergunta: É possível encaixar esta matéria no horário escolar sem negligenciar disciplinas base para a formação de valores humanos e e sociais tão importantes nesta idade?
O lançamento do Magalhães é, apesar de tudo, importante, mas penso que a sua viagem deveria começar apenas quando a resposta a todas as perguntas acima colocadas fosse"SIM", mas nesse caso, ele não chegaria a tempo da data conveniente - Outubro de 2009.

Nota:"A cada idade do Homem, Deus dá-lhe as suas inquietudes"(Baden Powell). Espero que a brincadeira com a Maria, os jogos do elástico e das escondidas com a Joana , assim como as partidas de futebol com o Carlinhos, não sejam substituídos pelas "conversas" com o Magalhães.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é.. talvez não estejamos a conseguir alcançar os avanços da tecnologia... Talvez seja mesmo fundamental que as crianças possuam um computador logo desde o primeiro ano de escolarização... É claro que penso que este é um bem precioso que irá trazer inúmeras vantagens no ingresso ao fantástico mundo da descoberta da leitura e da escrita... E quiçá se as gerações futuras continuarão a aprender a escrever manualmente num mundo recheado de tecnologia... papel? para quê? Para quê saber desenhar um [a] um [p] e por aí adiante? Escrever num computador é muito mais fácil, rápido e cómodo.. Os testes também podem ser feitos em computador até porque assim sempre existe o preciso corrector de texto automático, identificação de incorrecções de concordância gramatical e afins... é só vantagens... é uma questão de mudança de mentalidade...
Adeus ao lápis, caneta e papel.. adeus aos grandes artistas de pincel e carvão... motricidade fina? desenvolve-se na mesma principalmente a dos polegares a jogar na playstation...
(Estou a ficar velha...)