20.10.08

Um "problema" de fiscalidade

O ministro da Indústria espanhol, Miguel Sebastián, considera que o preço do gasóleo deverá descer abaixo de um euro por litro dentro de duas a três semanas, face aos actuais 1,12 euros o litro. O ministro espanhol prevê que, dada a evolução das cotações do petróleo nos mercados internacionais e a evolução do euro face ao dólar, dentro de duas a três semanas o preço do petróleo deverá voltar a descer abaixo de um euro e a gasolina deverá ficar por esse valor.

Obviamente que em Portugal tais descidas no preço de combustivel são uma miragem, pois a fiscalidade é diferente da aplicada no pais de "nuestros ermanos".
O imposto sobre os produtos petrolíferos é de 30 cêntimos por litro em Espanha e de 36,4 cêntimos por litro em Portugal. Acresce ainda o IVA que é cobrado a 20 por cento em Portugal e a 16 por cento em Espanha. (fonte: Jornal de noticias)

Mesmo sendo a fiscalidade diferente, será que iremos assistir a uma descida acentuada em Portugal, caso se venha e verificar a previsão do ministro espanhol? Ou seja, beneficiaremos de uma redução semelhante em termos relativos? Afinal, a moeda utilizada é a mesma nos dois paises e estamos sujeitos ás mesmas evoluções das cotações do petróleo nos mercados internacionais.

Sem comentários: