13.10.08

Curioso - 7 séculos e um ano

13 de Novembro de 1307- É preparada uma armadilha à Ordem dos Templários, pelo papa Clemente V sob pressão do Rei Filipe IV de França. São enviados inúmeras missivas com o selo papal para diferentes pontos da Europa com indicações para serem abertos ao mesmo dia e unicamente a uma hora. Nelas figurava informação acusando os Templários de traição à Igreja, e declarando-os hereges, por isso era da maior importância fazê-los desaparecer.Tudo isso porque o Papa e o Rei de França invejavam os tesouros dos templários. A ordem era mais rica que muitos reinos da época. A Ordem dos Templários propriamente dita foi extinta, refugiando-se um pequeno grupo nas Ilhas Britânicas, e em Portugal ,(o convento de Tomar foi um dos abrigos) sob guarda do Rei D. Dinis. Entretanto um grupo de sobreviventes criou a Ordem de Cristo, uma continuação dos Templários, que deu continuidade aos segredos bem guardados da Ordem.

Este evento deu origem à superstição do azar numa sexta feira 13, visto que foi nesse dia que começou a aniquilação da Ordem.

(Fonte: Wikipédia)

Ainda hoje não se sabe quais os verdadeiros propósitos da Ordem dos Templários. Existem vários mitos associados à Ordem dos Cavaleiros do Templo (também asim chamada porque o seu convento principal fora estabelecido junto ao local onde existira o Templo de Salomão, em Jerusalém), a guarda dos segredos sobre o cálice sagrado é um deles. A lenda reza que o verdadeiro cálice sagrado seria o corpo de Maria Madalena, que teria sido mulher de Jesus e dado à luz uma criança. O cálice é uma alusão ao ventre feminino que permitiu a continuidade da linhagem de Cristo. Esta lenda está na base do romance de Dan Brown - O código Da Vinci.

1 comentário:

Paulo disse...

O "PH ácido" não só já nasceu como, também, de forma ácida esta a crescer.
Espero que a sua acidez não se desvaneça com a "adolescência"...
Abraço
Paulo