23.10.08

Escola de (pouca) gestão

É verdade que ser professor do 1º e 2º ciclo não é tarefa fácil nos dias que correm. Também não é menos verdade que os professores universitários, sendo eles contra um sistema pouco claro vigente em alguns estabelecimentos do ensino superior, convivem com algumas situações dignas de revolta.

Quando existem professores que são sobrecarregados na sua carga horária e pressionados, com o propósito de leccionarem disciplinas para as quais admitem, com humildade, não possuírem formação adequada, algo vai mal no seio da gestão académica.

No que diz respeito ao corpo discente de algumas Universidades, a vida escolar também não corre de feição, isto claro para aqueles que querem realmente aprender e que valorizam a aquisição de conhecimento ministrado por alguém que sabe realmente do que fala.

Sinto-me injustiçado e penalizado pelo facto de passado quase um mês desde o inicio do presente ano lectivo a escola de ensino superior pública que frequento, que sobrevive em grande parte dos 900 euros de propinas e taxas pagos por mim e por todo o corpo estudantil, não me proporcionar o ensino de uma disciplina técnica, a qual faz parte do programa do 1º semestre de 3º ano, do plano das optativas.Não compreendo como é possível que uma decisão aprovada em concelho pedagógico, que vai no sentido de contratar um técnico para ministrar a disciplina em causa, não esteja ainda posta em prática, decorridos 25 dias após o inicio de aulas.

Ao concelho directivo compete, nomeadamente, dirigir e coordenar as actividades e serviços e promover o desenvolvimento das actividades científicas e pedagógicas. Enquanto órgão máximo da instituição, o conselho directivo tem o dever de se alhear de quezílias internas, rivalidades e de colocar o interesse público acima de qualquer pressuposto ou intenção individual. A excelência não deve ser temida, mesmo quando vem do exterior, ainda mais quando está em causa os interesses e a formação dos seus alunos/clientes.

3 comentários:

Anónimo disse...

Força PH, que a azia desses mandriões não se intrometa na nossa educação... afinal é a Escola DiGestão!
Grande Abraço e Bons Estudos.. ;)

Anónimo disse...

PH ácido eu dou-te todo o meu apoio porque tambem me encontro na mesma situação onde tu te encontras e o resto dos alunos do 3 ano de marketing e publicidade...
Temos de mostrar a má gestao da escola de gestão e que as quesilas internas nao podem prejudicar os alunas desta instituição pedagogica!
Felizmente temos porfessores que ainda estão do nosso lado... abraço e continua a escrever!!!-

Anónimo disse...

Apesar de ter ficado pelo segundo ano, espro para o próximo ano estar no terceiro, e tal como vocês espero poder escolher as disciplinas optativas e ter pessoal com as competências certas para as leccionar, por isso qualquer acção que decidam tomar já sabem, podem contar com o meu apoio...
Força PH mostra a tua indignação, e a de tantos outros que apesar de tudo, nada fazem para melhorar a situação.