5.10.08

O(s) conquistador(es) da liberdade

Em 1139, depois de uma vitória na Batalha de Ourique contra os mouros, D. Afonso Henriques afirma-se como Rei de Portugal. No entanto, é no dia 5 de Outubro de 1143 que seu primo, Rei Afonso VII de Leão e Castela, reconhece Portugal como nação independente com o tratado de Zamora.
Portugal comemora assim, neste 5 de Outubro, 865 anos de independência. Devemos este marco na nossa história a um homem que se insurgiu contra o poder instalado, e lutou, com as armas e convicções próprias da época, por uma Nação livre.

Nos dias de hoje, os problemas deste jardim à beira -mar plantado são diferentes. Todavia, mesmo que não pareça, é necessário continuar a lutar pela liberdade, desta feita, não enquanto nação no mundo, mas enquanto indivíduos na nação.
Assim como D. Afonso Henriques lutou por um pais livre, também nós devemos lutar pela mesma causa. As batalhas travam-se agora em campos diferentes, as armas dos tempos modernos são outras, mas a causa continua a ser legítima - Liberdade de expressão, liberdade de escolha, liberdade para a indignação, liberdade para a cidadania...
É importante a participação de todos nesta luta. Podemos e devemos intervir, eleger, contribuir com opiniões, denunciar, exigir a quem de direito. Estas são as nossas armas para a criação de uma nação cada vez mais livre e justa, pois não há justiça se não houver liberdade.
A D. Afonso Henriques e a todos os homens e mulheres que fazendo uso do seu direito cívico teimam em não se alhear do rumo do seu país, bem hajam.

Nota: A comemoração de 5 de Outubro de 1910, não reúne o consenso de toda a população. A convicção acerca do melhor regime político para a nação é discutível. Por outro lado, a mesma data do ano de 1143 deverá ser recordada com orgulho por parte de todos nós.
É de lamentar que as vitórias antigas estejam a ficar esquecidas...


Sem comentários: