7.10.08

Tudo bons rapazes

Em Portugal o Ministério Público (MP) é o órgão do sistema judicial nacional encarregado de representar o Estado, exercer a acção penal, defender a legalidade democrática e os interesses que a lei determinar. (portal do cidadão)

Foram ontem detidos por posse de um arsenal de armas proibidas, por suspeitas de carjacking e de um assalto à mão armada numa ourivesaria em Sintra, três perigosos cadastrados por roubos.
O Grupo de Operações Especiais da PSP apreendeu três caçadeiras, um revólver, três pistolas calibre 6,35 mm, 250 munições de caça, várias munições 6,35 mm e .28 mm, uma faca, uma besta, e ainda gorros e luvas, além de sacos de plástico com moedas com o logótipo do BPI. Posto isto, as autoridades levaram os detidos à esquadra do Cacém onde
uma procuradora do Ministério Público de Sintra decidiu libertá-los a todos, com a medida de coacção mais leve, isto é, termo de identidade e residência.

Esta é de bradar aos céus: Um dos detidos tinha os documentos do carro que (alegadamente ) roubaram em sua posse. Confrontado com este facto alegou que alguém, que não ele, os tinha roubado e colocado aqueles papéis no seu bolso...
Esta ainda é melhor: A magistrada do MP aceitou a desculpa!!
(Fonte: correio da manha pág.8, de 07-10-08)

O presidente do Sindicato de Magistrados do Ministério Público (SMMP), António Cluny considera que a carreira dos magistrados não é minimamente estimulante. De certo modo, o trio de bons rapazes tem semelhantes queixas em relação à prática do seu oficio. Apreendem-lhes o material de trabalho e obrigam-nos a perder uma manhã, que quem sabe poderia ser bastante produtiva... Não se faz!!
Os agentes da PSP não terão razão de queixa. O sentimento de missão cumprida e consciência tranquila, além da adrenalina de serem confrontados com os respeitados cidadãos deverá bastar-lhes para se sentirem realizados profissionalmente.

Se o ministério público é um orgão encarregue de representar o Estado, então está tudo explicado...

3 comentários:

Anónimo disse...

Não encontrei no texto referência ou link para a fonte desta informação. Ter-se-á esquecido, certamente.

Quanto ao seu comentário lá pela minha folha, diga sempre. É bem recebido quem vai por bem e educadamente.

Abraço.

Anónimo disse...

Bem apesar da minha humilde ignorância... Penso que das três uma: ou a senhora procuradora está a ceder a pressões de chantagem (o que na minha opinião não faz sentido, pois penso que poderá ser sempre um factor inerente ao cargo que ocupa)ou é demasiado ingénua (para não lhe estar a chamar nomes feios) ou então estamos perante uma acérrima apoiante na redução do défice...
Talvez esteja tudo explicado...

P.H. disse...

Como comentado pelo zedeportugal, faltava a referência da fonte onde me baseei para escrever o post "Tudo bons rapazes".
A falta já se encontra colmatada.
Ao zedeportugal, obrigado